Essa carinha preta representa um ente da minha família. Por treze anos ela foi um símbolo de lealdade e carinho para todos que conviveram com ela.
Sua partida me causou muita dor e me manteve afastada do blog por uns dias.
Shang nunca será substituída! Era única em aparência e personalidade!
Sua ausência transformou minha casa em um lugar triste para onde eu nem queria voltar...
Sentimos muito a falta dela.
O chow-chow é um cão oriental. Sua personalidade é calma e discreta. Sua lealdade é infinita e sua função primordial é guardar e proteger aqueles que ama. É um cão afetivo com os donos sem ser grudento mas, desdenhoso em relação aos estranhos.
Essa raça foi introduzida no mundo ocidental quando o embaixador inglês em Pequim enviou ao Rei EduardoVII, como presente, um casal em 1880. Em 1894 foi reconhecida a raça como chinesa sendo que as primeiras aparições se deram na Mongólia que tem um clima desértico, muito frio à noite e quente durante o dia.
Por isso a pelagem os protege tanto de calor quanto de frio. Há duas camadas de pelagem, uma densa e lanosa e a mais exterior lisa e longa, formando assim um poderoso isolante térmico. Nunca se deve tosar o chow-chow, mesmo no calor.
Essa companhia é realmente especial. É uma relação de troca, de admiração mútua, e de respeito. Não é um cão para ser tratado como um simples cão. Por isso, muitas pessoas o acham difícil de adestrar. Ele não aceita imposições e tarefas obrigadas, a não ser que haja respeito do dono em relação e ele. Brinca quando está disposto e feliz, e precisa ver sentido na tarefa que estão pedindo pra que ele realize.
O filme Sempre ao Seu Lado (link para o trailer http://www.youtube.com/watch?v=UFY8vW5IedY&noredirect=1) tem um cão da raça Akita como protagonista. Apesar de o Akita ser um cão japonês, a personalidade do cão mostra perfeitamente como age o cão oriental. Relaciono totalmente a personalidade do Hachi com a da minha querida Shang. E também com a personalidade da minha mais nova companheira chamada Kira. Ela tem quatro meses e está comigo a menos de duas semanas.
Desde o primeiro dia em minha companhia ela se tornou amiga e leal a mim.
Minha casa está feliz por causa de sua presença!
Todos os dias tenho mil motivos para voltar para casa!
Obrigada, Kira, por trazer de volta o sorriso para o meu rosto!

 
Brena nossa fico muito deliz por saber disso tudo e saber que ela esta com vcs ,,, mesmo li seu texto e vi que gostam muito de seus animais ... a kira merece um lar assim... bjs julia
ResponderExcluirBrena nossa fico muito deliz por saber disso tudo e saber que ela esta com vcs ,,, mesmo li seu texto e vi que gostam muito de seus animais ... a kira merece um lar assim... bjs julia
ResponderExcluirMuito obrigada, Júlia! Amo animais e principalmente os chow-chows.
ResponderExcluirObrigada por me fazer encontrar uma grande companheira.
Ela terá toda a atenção e o carinho que eu e minha família pudermos dar!
Beijos