sexta-feira, 6 de julho de 2012

Correr faz bem!




Correr é um prazer. As vezes, uma espécie de vício mesmo... Faz falta!
Sempre gostei da corrida como uma maneira de aliviar o corpo e a mente por uma série de motivos. O primeiro deles é ser um esporte individual. Não preciso de ninguém para correr. Ao mesmo tempo, e esse é o segundo motivo, na corrida é possível conhecer pessoas legais, fazer amizades e dá pra correr em grupo quando a gente está treinando! É bem divertido!
O problema é que quando corremos sozinhos, podemos cometer alguns erros como não ter uma postura boa e com isso lesionar a coluna, ou os joelhos. Também temos dificuldade em aumentar nossa capacidade sozinhos. Passei um bom tempo correndo sempre a mesma distância, no mesmo tempo... Algumas pessoas acabam se machucando quando treinam sozinhas para tentar aumentar sua capacidade sem ter o conhecimento necessário para criar o treino. Por isso é que resolvi fazer parte de uma equipe de corrida.
Treinamos duas vezes por semana e aos sábados corremos na USP com outras equipes.
Temos uma pessoa responsável por criar nossos treinos e por acompanhar nossa evolução.
No meu caso, fui muito feliz por ter encontrado uma amiga em minha treinadora. Conversamos sobre nossas vidas, coisas boas que estamos vivendo e também sobre coisas ruins. Sinceramente, acho que a maneira como nos sentimos emocionalmente interfere diretamente em nosso rendimento no esporte. Quando não estou treinando bem, minha treinadora sabe que alguma coisa está errada comigo. Aí, o treino fica mais leve mesmo... e isso não tem muita importância. O que realmente importa é a regularidade. Desde que a gente não falte aos treinos e treine, mesmo nos dias em que nos sentimos cansados, é possível notar uma evolução pequena e constante.
Passei uns três anos apenas indo aos treinos. Não queria competir... Queria apenas a sensação do dever cumprido, as endorfinas no sangue e a cabeça mais leve. Mas, minha treinadora insistia em dizer que eu devia me inscrever em uma prova. Um dia concordei com isso. Senti que já corria alguns Km durante o treino. Não seria difícil completar uma prova de 5Km. Resolvi tentar! E gostei! Em março de 2012 corri meus primeiros 5Km de prova! Não fiz um tempo muito bom (cerca de 37 minutos) mas, me diverti muito com a experiência...
http://www.circuitovenus.com.br/2012/interna.php?cidade=1


E resolvi me preparar para correr um pouquinho mais... 10km seria um exagero! Descobri algumas provas de 8km, 6km... Tem provas de todos os tamanhos e dificuldades. Inclusive provas para caminhantes com cerca de 3km ou 4km. Mas, já que tinha corrido os 5km da Venus, resolvi me preparar para 8km e me inscrevi na segunda prova! Outra prova só para as mulheres. Circuito Wrun com 8km ou 4km.


Corri os 8km em 58 minutos. Fiz uma prova bem lenta, tomando cuidado para não sentir cansaço no final do percurso onde há uma subida que deve ter uns 600 metros de distância. No final, cheguei à conclusão de que podia ter feito a prova em menos tempo... Mas, é sempre bom tomar cuidado para que a gente possa correr e terminar com a sensação de que podia correr mais. Isso é que é bom. Mesmo os treinos devem ter, no final, aquele gosto de quero mais...
Estou decidindo agora se me preparo para uma provinha de 10km ou para correr os 8km novamente mas, diminuir meu tempo nesse tipo de percurso.
Deu vontade de calçar o tênis e sair correndo desse PC...








Nenhum comentário:

Postar um comentário